ÀREAS DE ATUAÇÃO

A Conciliação e a Mediação são instrumentos jurídicos capazes de solucionar diversos tipos de conflitos que podem demorar muito tempo para serem resolvidos no Judiciário, gerando desgastes emocionais, perda de tempo e altos custos. Atuamos em diversas áresa, relações de vinhança, dívidas financeiras, compra e venda, contratos de bens e serviços, relações empresariais, enfim, atuamos em todas as áreas que aceitam o uso da Conciliação e da Mediação.

Se estiver em dúvida se suas questões são passíveis de conciliação ou mediação entre em contato conosco, vamos auxilia-lo e direciona-lo para a melhor resolução dos conflitos.

Conheça mais sobre algumas áreas em que atuamos:

REQUERENTE

FAMÍLIA

A relevância da conciliação e da mediação nos conflitos familiares, decorre da necessidade de mostrar aos envolvidos que estes têm condições de decidirem como serão suas vidas a partir do acordo, assumindo, assim, a responsabilidade pelas escolhas feitas. A conciliação e a mediação no direito de família, quando bem aplicadas, conseguem preservar os laços familiares pois, como consequência dos métodos, as partes conseguem, na maioria das vezes, superar as divergências que as afligiam.

REQUERENTE

CONSUMIDOR

São muitos os problemas que surgem em função da elevação dos níveis de consumo da população em geral associado ao instrumento do comércio eletrônico. Atualmente os problemas mais recorrentes estão relacionados a produto entregue com defeito ou vício, à falta de entrega ou entrega com atraso, também, pela busca da garantia de um produto que deixou de funcionar, ou por propaganda enganosa ou abusiva. O comércio eletrônico, por possibilitar que ofertas, informações e produtos estejam disponíveis em qualquer parte do globo, instantaneamente, vinte e quatro horas por dia, durante todos os dias do ano, tem crescido de forma muito rápida. O aumento nas transações do comercio eletrônico é exponencial, as disputas estão surgindo e continuarão surgindo em números crescentes. Em decorrência empresários e consumidores requerem mecanismos de resolução de disputas que satisfaça suas necessidades. Um dos mecanismos que a Primeira Câmara oferece é o instrumento de conciliação ou mediação por meio da Web, em conjunto de procedimentos simples, rápido, prático, sigiloso e de baixo custo.

REQUERENTE

EMPRESARIAL

Na área empresarial, a conciliação ou mediação são indicadas para empresas que buscam solução efetiva com economia de tempo e dinheiro e evitam perdas de oportunidade e rompimento de relações continuadas em atividades empresariais. Algumas áreas em que são frequentes essas relações continuadas e em que tem crescido o uso da conciliação ou da mediação são as áreas de construção civil, energia, infraestrutura, seguros, crédito, tecnologia, societário, contratos empresariais, prestação de serviços, dentre outras. A escolha da conciliação ou mediação empresarial é estratégica e depende dos objetivos e interesses de cada parte. Ela pode estar prevista no contrato, combinada com outra forma de resolução de conflitos. A conciliação ou a mediação também pode ser escolhida depois do surgimento do conflito, a partir de uma análise estratégica da disputa já instaurada e dos interesses envolvidos no caso, podendo ser utilizada inclusive em casos com arbitragens ou processos judiciais em curso ou até após a prolação da sentença, para negociar medidas relacionadas ao seu cumprimento.

REQUERENTE

BANCÁRIO

Conflitos oriundos de demandas para solucionar falhas no atendimento bancário, operações financeiras equivocadas, cobrança indevida do cartão de crédito ou de taxas bancárias irregulares, acordos para pagamento de dívidas entre outros poderão ser resolvidas por meio da Conciliação ou da Mediação. O que permite que qualquer consumidor busque solução consensual de conflitos com instituições bancárias. Se necessário, o acordo firmado entre as partes poderá ser homologado pela justiça, tornando-se título executivo judicial.

REQUERENTE

TRABALHO

A busca por mudanças na forma de resolução dos conflitos trabalhistas é de suma importância. Hoje, é fato notório o acúmulo de processos protocolizados na Justiça do Trabalho. Diante disso, surgiu a necessidade de apresentar à sociedade métodos consensuais pela qual as partes pudessem resolver suas demandas por meio do acordo. Assim, surge o instituto da mediação na esfera trabalhista e propicia aos trabalhadores a solução rápida e eficaz de suas demandas. Os conflitos trabalhistas solucionados por meio da mediação evitam que as partes necessariamente recorram ao Judiciário. Além disso, é sabido que a homologação do Acordo celebrado na Justiça do Trabalho pode ser providenciada por requerimento das partes;

REQUERENTE

AMBIENTAL

A maioria das disputas contratuais se dão especialmente na área de infraestrutura. Mas, para os que pensam nas resoluções pacíficas de controvérsias, mediadores têm sido chamados para atuar em disputas ambientais;

REQUERENTE

SECURITÁRIO

Sobre a conciliação e a mediação, o Código de Processo Civil diferencia os dois atos pela relação entre as partes, sendo que na conciliação ocorre quando não há vínculo prévio entre as partes. Na matéria de seguros, verifica-se grande volume de ações judiciais passíveis de conciliação, inclusive no contencioso de escala, porquanto são inúmeras as ações de terceiro contra as seguradoras e de beneficiários do Seguro DPVAT contra as consorciadas do convênio DPVAT.

Entre em contato (62) 3218-5002

Rua 83, n°. 407, Térreo, Setor Sul.

Goiânia-GO. CEP: 74.803-020

©2018 by Primeira Câmara Financeira e Ambiental